16 de novembro de 2025

TJ-PR suspende liminar e mantém punição da Alep ao deputado Renato Freitas (PT)

Para a presidente do TJ-PR, a decisão que havia suspendido a sanção “causa lesão à ordem pública por transmitir a indevida sensação de ingerência e impunidade”.
18/08/2025 17:58
Atualizado há 3 meses
Foto: Divulgação Alep
122

A desembargadora Lidia Maejima, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), cassou neste domingo (17) a liminar que impedia a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) de suspender as prerrogativas do deputado estadual Renato Freitas (PT). A decisão abre caminho para que a Casa leve adiante a punição ao parlamentar.

Com a medida, caso o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seja lido em plenário pelo presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), Freitas poderá perder o direito de fala por 30 dias.

A decisão da magistrada atendeu a um recurso protocolado pela própria Alep, que alegou incompatibilidade da atuação do deputado com o decoro parlamentar e apontou “abuso das prerrogativas”. No documento, o Legislativo ainda expressou receio de desordem no plenário diante de uma eventual “sensação de impunidade” caso a punição não fosse aplicada.

Autonomia do Legislativo

Ao justificar a cassação da liminar, Lidia Maejima afirmou que não há ilegalidade na punição prevista e ressaltou que a suspensão de prerrogativas é a terceira mais grave entre as cinco penalidades estabelecidas pelo regimento interno da Alep.

Para a presidente do TJ-PR, a decisão que havia suspendido a sanção “causa lesão à ordem pública por transmitir a indevida sensação de ingerência e impunidade”. A presidência da Assembleia comemorou o resultado, destacando que a decisão reforça a separação dos poderes e a autonomia do Legislativo.

Defesa prepara reação

Leia também

A defesa de Renato Freitas foi surpreendida pela decisão. Em nota, o advogado Edson Abdala informou que a equipe estuda as possibilidades de recurso.

Com a liminar cassada, a Alep poderá dar sequência ao processo sem necessidade de votação em plenário. Novos desdobramentos do caso são esperados já nesta segunda-feira (18).

Fonte: Redação
Mais Notícias
Saúde
Processo de conversão do Pronto Atendimento Médico para UPA está adiantado
Há 3 meses
Em Cidades
Projeto
Umuarama está entre as cidades benificiadas pelo programa Casas da Mulher Paranaense
Há 3 meses
Em Cidades
Feminicídio
Filha encontra mãe morta na sala de casa, suspeito é preso cantando em lanchonete
Há 3 meses
Em Policial
PR-680
Homem de 47 anos morre em colisão com árvore entre Douradina e Vila Formosa
Há 3 meses
Em Trânsito
Política
Motta envia pedido para cassar Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
Há 3 meses
Em Política
Ouro Verde
Homem de 61 anos é encontrado morto com marcas de tiros no interior de Tapira
Há 3 meses
Em Policial

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.