16 de novembro de 2025

Motta envia pedido para cassar Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

O filho do ex-presidente é denunciado por atentar contra a soberania do país ao articular “sanções ao Brasil”, em três representações do PT e uma do PSOL.
17/08/2025 10:41
Atualizado há 3 meses
Lula Marques /Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou ao Conselho de Ética, nesta sexta-feira (15), 20 pedidos para abertura de processos por quebra de decoro parlamentar contra 11 deputados, incluindo quatro representações que solicitam a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

No mesmo despacho, Motta enviou representações contra outros 10 deputados por quebra de decoro parlamentar: André Janones (Avante-MG); Gustavo Gayer (PL-GO); Lindbergh Farias (PT-RJ); Gilvan da Federal (PL-ES); delegado Éder Mauro (PL-PA); Guilherme Boulos (PSOL-SP); José Medeiros (PL-MT); Sargento Fahur (PSD-PR); Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Eduardo Bolsonaro
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo é investigado por obstrução à Justiça e coação no curso de processo judicial no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar se licenciou do cargo e foi para os Estados Unidos, de onde passou a defender sanções contra a economia brasileira e autoridades do país.

O filho do ex-presidente é denunciado por atentar contra a soberania do país ao articular “sanções ao Brasil”, em três representações do PT e uma do PSOL.

“O representado, em total dissintonia com a realidade, atentando contra os interesses nacionais, patrocina, em Estado estrangeiro, retaliações contra o seu próprio país e também contra um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz a representação do PT.

O PT sustenta que as ações do parlamentar são articuladas para “coagir, intimidar ou retaliar membros do Poder Judiciário brasileiro, em especial o relator da ação penal contra Jair Bolsonaro e do inquérito da tentativa de golpe de Estado em curso no STF, o ministro Alexandre de Moraes.

Eduardo Bolsonaro, no entanto, alega que é “perseguido político”. Ele afirma que a taxação comercial imposta pelos Estados Unidos contra a economia do Brasil só será revista com “anistia geral e irrestrita” a todos os condenados pela tentativa de golpe de Estado para anular as eleições presidenciais de 2022.

Motim
A pauta da anistia foi uma das reivindicações da oposição durante o motim de parlamentares na primeira semana de agosto, quando deputados impediram os trabalhos legislativos.

Em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (14), o presidente da Câmara, Hugo Motta, informou que não irá ceder à chantagem de pautar o projeto enquanto não houver maioria do colégio de líderes para votar o tema.

Segundo Motta, não é razoável anistiar quem planejou matar pessoas.

“Não há ambiente na Casa para uma anistia ampla, geral e irrestrita”, afirmou.

O pai de Eduardo Bolsonaro, o ex-presidente Jair Bolsonaro, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de liderar uma tentativa de golpe de Estado ao pressionar comandantes militares para anular a eleição presidencial de 2022.

Nas investigações, a Polícia Federal (PF) encontrou planos para matar e prender autoridades do país. Os acusados negam e o STF marcou o julgamento contra o ex-presidente para o dia 2 de setembro.

Fonte: Agência Brasil
Mais Notícias
Saúde
Processo de conversão do Pronto Atendimento Médico para UPA está adiantado
Em Cidades
Projeto
Umuarama está entre as cidades benificiadas pelo programa Casas da Mulher Paranaense
Em Cidades
Suspendeu
TJ-PR suspende liminar e mantém punição da Alep ao deputado Renato Freitas (PT)
Em Política
Feminicídio
Filha encontra mãe morta na sala de casa, suspeito é preso cantando em lanchonete
Em Policial
PR-680
Homem de 47 anos morre em colisão com árvore entre Douradina e Vila Formosa
Em Trânsito
Ouro Verde
Homem de 61 anos é encontrado morto com marcas de tiros no interior de Tapira
Em Policial
Guaíra
Motociclista morre em violenta colisão, condutor envolvido foge do local
Em Trânsito
Execução
Homem de 31 anos é assassinado com mais de 20 tiros na região de Umuarama
Em Policial
Unidade Mista de Saúde
Governador inaugura primeira Unidade Mista de Saúde do Paraná em Maria Helena
Em Cidades
Mistério
Mulher pede socorro em cemitério e desaparece após chegada dos bombeiros no Paraná
Em Estadual
Exploração infantil
Influenciador Hytalo Santos é preso em São Paulo; ele é investigado por exploração infantil
Em Entretê
Caça ilegal
Dois homens são presos pela Polícia Ambiental com capivaras e pacas abatidas, em Douradina
Em Policial
125

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.