16 de novembro de 2025

Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de agosto do Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (18).
18/08/2025 10:43
Atualizado há 3 meses
Agência Brasil
87

Os beneficiários de alguns municípios de cinco estados recebem o pagamento nesta segunda, independentemente do NIS. O pagamento ocorre em cidades em situação de emergência ou em calamidade pública nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e Sergipe.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Além do benefício integral, cerca de 3 milhões de famílias estão na regra de proteção em agosto. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até um ano, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Em junho, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, quem se enquadrava na regra até maio deste ano continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

O Auxílio Gás também será pago nesta segunda-feira às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 1. O valor foi mantido em R$ 108 neste mês.

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 5,1 milhões de famílias. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg.

Leia também

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

 

Fonte: Agência Brasil
Mais Notícias
Saúde
Processo de conversão do Pronto Atendimento Médico para UPA está adiantado
Há 3 meses
Em Cidades
Projeto
Umuarama está entre as cidades benificiadas pelo programa Casas da Mulher Paranaense
Há 3 meses
Em Cidades
Suspendeu
TJ-PR suspende liminar e mantém punição da Alep ao deputado Renato Freitas (PT)
Há 3 meses
Em Política
Feminicídio
Filha encontra mãe morta na sala de casa, suspeito é preso cantando em lanchonete
Há 3 meses
Em Policial
PR-680
Homem de 47 anos morre em colisão com árvore entre Douradina e Vila Formosa
Há 3 meses
Em Trânsito
Política
Motta envia pedido para cassar Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética
Há 3 meses
Em Política

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.